Óleos essenciais e a Pesquisa científica

essential-oils

O uso dos óleos essenciais tem sido difundido de uma maneira crescente no mundo todo. E junto a isso, as pesquisas científicas também crescem, nas mais diversas linhas de pesquisa: utilização em alimentos e em produtos cosméticos, uso terapêutico e inclusive na produção animal e vegetal. Vale ressaltar que no nível nacional, só a FAPESP, Fundação  de Amparo a Pesquisa do estado de São Paulo, fomenta 413 pesquisas nos últimos dois anos ligadas aos óleos essenciais, entre pesquisas de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado, pesquisa inovativa em pequenas empresas.

A lista é longa das faculdades que abrigam tais pesquisas, dentre elas: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP),  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Odontologia (FOAr) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e essa lista se prolonga por várias páginas.

No exterior, quando se faz uma busca no site Science Direct (Elsevier), um dos principais sites de busca no mundo científico, encontramos nada menos que 272.912 artigos científicos relacionados a óleos essenciais, nos mais diversos assuntos: qualidade, uso na produção animal, agrícola, de alimentos, propriedades anti-oxidantes, antibióticas, anti-fúngicas, essa lista também se prolonga… Existem também federações internacionais, universidades, escolas especializadas, jornais profissionais somente voltados à pesquisa e ensino.

Vendo tantas pesquisas ligadas ao tema, não é de duvidar dos efeitos notáveis dos óleos essenciais. Mas ai vem a questão para quem quer utilizar os óleos essenciais: qual escolher e como usá-lo? E para resolver essa questão somente a orientação profissional e a informação correta podem iluminar esse caminho.

Deixe um comentário