Alecrim qt. verbenona

Rosmarinus officinalis/ Origem:Espanha

Óleo Essencial do Bom Humor/ dos Atletasalecrim0003

Na mente/ emoções: Equilibra as oscilações de humor. Restaura a energia vital.

No corpo: Hepatoprotetor e desintoxicante do fígado. Cardiotônico, tônico muscular, descongestionante venoso, auxilia o fluir do movimento, usado antes e depois da atividade física.
Anti-inflamatório, bom para torcicolos, torções, cãimbras, dor localizada por esforço esportivo. Usado em massagens suaviza varizes e flebite.

Propriedades: Anti-espasmódico, anti-catarral, expectorante, cicatrizante, mucolítico, anti-depressivo, anti-infeccioso, tônico geral.

Conhecimento Antigo: O alecrim tem sido utilizado medicinalmente, desde da antiguidade como o Egito Antigo, onde foi queimado como incenso nos rituais e colocado nas tumbas do faraó para ajudá-los a lembrar de sua vida anterior. Os gregos e romanos colocavam galhos de alecrim em suas coroas e buques de casamento como um símbolo do amor e constância.

Na Idade Média, o alecrim era usado para refrescar e purificar o ar em hospitais franceses. Também foi utilizado por viajantes em torno do pescoço para afastar a peste durante o período vitoriano.

Foi destilado pela primeira vez no século XIII, e o óleo essencial de alecrim foi um ingrediente importante em uma série de águas de colônias. Ficou famoso por fortalecer o cérebro e memória, bem como prevenir a calvície.
Isabella, rainha da Hungria, teve muito a ver com a reputação de alecrim como um tônico rejuvenescedor. A famosa Água da Rainha da Hungria era feita por destilação de alecrim, lavanda, pétalas, flor de laranjeira e erva-cidreira.

Precauções: Contraindicado durante toda a gestação.

Sinergias: Muito bom se associado com Limão Siciliano para desintoxicação do fígado.

Quimiotipias: ver em Alecrim qt.cineol

Deixe um comentário