Alecrim qt. cineol

AlecrimRosmarinus officinalis/ OrigemTunísia

Óleo essencial dos estudantes

Na mente/emoções: Estimula a concentração e a memória. Energizante. Revigorante, reduz o cansaço físico, o esgotamento mental, aquece, estimula e restaura o corpo. Alegra e renova o ambiente.

No corpo: Alivia dor reumática, muscular e dor de cabeça.
Expectorante, mucolítico, utilizado em tosses e resfriados. Excelente para refrescar músculos cansados.
Hipertensor (aumenta a pressão arterial). É usado para dores reumáticas e musculares, problema respiratório, caspa, retenção de líquidos, má circulação, hipotensão.
Diminui a queda de cabelos e auxilia o crescimento capilar.

Propriedades: Anti-séptico, antiespasmódico, estimulante, expectorante, carminativo, relaxante muscular, diurético e descongestionante.

Principais Constituintes: Cineol, Cânfora, Borneol, Canfeno Pineno e Mirceno. Tem grande quantidade de 1-8 Cineol (40-70%), um dos principais agentes pelo efeito expectorante.

Conhecimento antigo: O alecrim é há muito considerado planta sagrada. Foi usado na magia, medicina e culinária das mais antigas civilizações. Queima-se para afastar infecções, é ingerido para problemas de fígado e digestivos e inalado para perturbações nervosas e respiração. Ter um arbusto de alecrim na porta da casa, significava uma família hospitaleira.Alecrim

Conta a lenda que as flores do alecrim eram brancas até que a Virgem Maria pendurou seu mando num arbusto dessa planta num descanso durante a fuga da sagrada Família para o Egito. Desde então, o alecrim ostenta em sua floração a cor azul de proteção. 

Sinergias: Muito bom se associado com o Limão Siciliano para trazer foco e clareza dos pensamentos.

Precauções: Não usar durante a gravidez, se tiver epilepsia ou hipertensão.

Quimiotipias: São variações em relação ao percentual de alguns princípios ativos. É de extrema importância saber distinguir o uso terapêutico de cada quimiotipo. Existem cinco quimiotipos do óleo de alecrim:

QT1- Canfenona- Contém mais cânfora. Efeito estimulante do SNC, sendo útil para preguiça e sonolência. Bom para congestão nasal e pulmonar e dores localizadas.

QT2- Cineol- Grande utilidade em congestão nasal e pulmonar. Alto poder expectorante.

QT3- Verbenona- É util para a parte respiratária, mas se torna um grande aliado como hepatoprotetor. Muito bom para desintoxicação do fígado.

QT4- Borneol- Parecido com o Cânfora, porém menos estimulante.

QT5- Pineno- É um óleo suavemente relaxante, útil para varizes e má circulação devido a sua grande quantidade de monoterpenos. Tem em sua composição mais mirceno, que agrega às suas propriedades o efeito analgésico.

Deixe um comentário